Avaliação Geriátrica Ampla – AGA

A AGA é um processo de avaliação multidimensional, centrada na pessoa, que torna possível monitorar a habilidade funcional do idoso. Utilizado com objetivo não só de recuperar incapacidades, mas de manter e potencializar a capacidade intrínseca do indivíduo e do ambiente no qual o idoso está inserido, estimulando o envelhecimento ativo.

Através de vários instrumentos de rastreio avaliamos a capacidade funcional e a reserva intrínseca do indivíduo. Este processo engloba avaliação física, cognitiva, do humor, da carga de morbidade (quantidade e gravidade das doenças), suporte social, estado nutricional, risco de quedas, sono, incontinência e uso de medicamentos potencialmente prejudiciais.

Ao final da avaliação classificamos o cliente em 5 graus de capacidade: Ativo, independente, vulnerável, dependente ou incapaz.

image11

Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde o envelhecimento saudável é mais que a ausência de doença. Para a maioria dos idosos, a manutenção da habilidade funcional é o mais importante.